A Proposta Pedagógica

A Coleção Didática CPV para a Educação Infantil pauta-se nos seguintes princípios e concepções psicopedagógicas:

  • As crianças aprendem basicamente por meio da exploração, manipulação, experimentação, pois através dessas vivências conseguem construir conceitos, inventar, descobrir e transformar a realidade em que estão inseridas. Assim, constroem seu conhecimento interagindo com o mundo em que vivem;
  • As ideias das crianças modificam-se à medida que os conhecimentos vão sendo construídos, havendo continuidade entre os progressos alcançados. A ultrapassagem de um nível de conhecimento para outro mais amplo implica em progressos qualitativos e não apenas na aquisição de mais informações;
  • Durante a construção do conhecimento, as crianças elaboram suas próprias ideias a respeito do mundo. E, nesse momento, o professor deverá apenas conduzir os alunos à reflexão, para que elaborem seu conhecimento.

A Estrutura do Material

A Coleção Didática CPV Educação Infantil “Novas Descobertas” engloba fascículos didáticos especialmente elaborados para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos.

Essa Coleção possibilita a imersão significativa e prazerosa das crianças no mundo do conhecimento sob vários aspectos.

Propõe atividades em que as diferentes linguagens (oral, corporal, musical, artística, escrita, matemática ou científica) são apresentadas às crianças em consonância com seus usos sociais, em observância às Propostas do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEIs).

O material é composto por cadernos semestrais para o Maternal I e II e por cadernos bimestrais para o Jardim I e II.

Introdução à Língua Inglesa (material opcional)

Esta Coleção foi concebida para crianças de 3 a 5 anos.

O material contextualiza situações do dia a dia, apropriadas para o aprendizado do Inglês.

Juntando essa necessidade com as fases de amadurecimento das crianças, concebemos essa Coleção conforme as fases descritas a seguir:

3 anos – as crianças estão se conhecendo (EU);
4 anos – elas começam a ter mais noção do outro (EU E O OUTRO);
5 anos – elas começam a se perceber como parte de um todo. (EU NO MUNDO).

Em cada um dos três níveis, os objetivos são:

Maternal II (3 anos)

• Familiarização com a língua
1. Entendem o vocabulário solto e alguns comandos.
2. Fazem o uso da verbalização com auxílio da repetição e de músicas.
3. Fazem a diferenciação entre a nova língua e a materna.

Jardim I (4 anos)

• Familiarização com a língua e maior compreensão
1. Apropriam-se do vocabulário e de comandos por meio de sua repetição para que se apropriem deles na expressão verbal.
2. Uma pequena verbalização espontânea deste conhecimento já começa a aparecer nesta fase.
3. Começam a ter contato com estruturas de perguntas e Classroom language.

Jardim II (5 anos)

• Compreensão e verbalização
1. Já mais seguros com o idioma, arriscam-se mais na verbalização das estruturas.
2. Começam a ter contato com requests e offers.
3. Como já estão bem familiarizados com a língua, têm maior compreensão.