A Proposta Pedagógica

A Coleção Didática CPV para o Ensino Fundamental I tem sua proposta pedagógica pautada nos Quatro Pilares da Educação para o século XXI, propostos pela UNESCO:

Aprender a Conhecer

Aprender a Fazer

Aprender a Conviver

Aprender a Ser

A valorização da identidade, o desenvolvimento de habilidades, a socialização e o exercício da autonomia são as matrizes sobre as quais se construiu essa Coleção, visando desenvolver competências, colaborar para a construção de uma sólida formação cultural e proporcionar o auto-conhecimento e o amadurecimento pessoal.

A Coleção Didática CPV elaborada para o 1º ao 5º ano foi concebida para, efetivamente, contextualizar os conteúdos e possibilitar a significativa construção do conhecimento.

A Coleção CPV para o Ensino Fundamental I parte de um eixo principal articulador (“Atitudes e Valores”), organizado ano a ano por temas eleitos para favorecer a aquisição do saber:

• 1º Ano – Identidade
• 2º Ano – Escola
• 3º Ano – Grupo Social
• 4º Ano – Brasil
• 5º Ano – Planeta / Globalização

A abordagem pedagógica adotada prioriza o contexto social, favorecendo de forma plena a aquisição de valores para o desenvolvimento de atitudes que permitam o desenvolvimento pessoal, tanto no campo cognitivo quanto no social.

Para permitir que os assuntos trabalhados em cada componente curricular possam valorizar as principais questões pertinentes a cada um dos temas anuais, foram introduzidos os Temas Transversais, visando favorecer essa articulação.

A Coleção apresenta também atividades interativas, cuja intenção é criar situações desafiadoras que favoreçam a aprendizagem.

A Estrutura do Material

A Coleção é composta por:

  • 20 cadernos espiralados, bimestrais, num total de 4 por por ano, englobando todos os componentes curriculares da Base Nacional Comum: Matemática (Álgebra e Geometria), Língua Portuguesa (Interpretação de Textos, Gramática e Produção Textual), Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Ciências Naturais (Ambiente, Biologia), História, Geografia, Arte.
  • 1 Programação completa (por ano, por disciplina).
  • 1 Caderno do Professor (por ano, por disciplina).

Projeto Gráfico

O projeto gráfico foi idealizado para encantar o aluno e motivá-lo para o gosto pelo aprendizado.

O tipo e o tamanho das letras e o espaço entre as linhas foi cuidadosamente estruturado para evoluir na medida do crescimento das crianças.

As imagens que acompanham a teoria enriquecem e tornam os textos e atividades totalmente acessíveis, pois foram pensadas para que a parte visual proporcione o melhor entendimento e atue como aliada no sentido de estimular o gosto pelo aprendizado.

Seções que compõem o material

As seções nas quais se divide o conteúdo favorecem a construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades como a criatividade, o raciocínio, a interatividade, o gosto pela pesquisa, entre outros.

Além disso, permitem a apresentação e o estabelecimento de valores e atitudes essenciais ao bom convívio social.

A apresentação dos Temas

A retomada de conhecimentos já vivenciados ou pertencentes ao universo cotidiano da criança é o ponto de partida para a apresentação dos temas, que serão aprimorados e enriquecidos com a introdução de novos elementos que possibilitarão a ampliação do seu universo cultural.

A Proposta das Atividades

Para enriquecer a apresentação dos temas, são propostas diversas sequências de atividades que motivam as crianças a interagirem com o material e com seus colegas de classe, visando desenvolver o raciocínio, facilitar a compreensão e assimilação dos conceitos:

  • atividades práticas;
  • jogos Interativos;
  • músicas de vários ritmos e canções folclóricas;
  • debates e discussões;
  • pesquisas e levantamentos,
  • leituras selecionadas;
  • atividades de classe;
  • lição de casa.

Completando a abordagem e a exploração teórica, o material propõe atividades e exercícios de retomada dos assuntos trabalhados pelos professores. Sua quantidade foi pensada de modo que os professores não precisem ficar elaborando atividades a cada dia e a Escola não precise imprimir materiais avulsos.

Anexos

São recursos didáticos desenvolvidos para estimular a participação das crianças nas aulas, que se tornam mais dinâmicas, facilitando a aquisição dos conhecimentos.

O trabalho com os Anexos:

  • facilita a introdução de um novo tema;
  • promove a ampliação do conhecimento;
  • reduz a sensação de rotina;
  • permite observar os progressos e dificuldades individuais;
  • podem ser manipulados sem que sejam danificados, pois foram impressos em papel especial.