A Proposta Pedagógica

A Coleção Didática elaborada para atender às três séries do Ensino Médio apresenta uma proposta pedagógica pautada na possibilidade de construir uma sólida formação cultural, cujo conteúdo seja suficiente para atender às exigências dos mais difíceis Vestibulares e do ENEM, fim para o qual voltamos nossos esforços neste momento, visto que a formação geral do aluno pode se dar em sua maior parte durante o período em que foi ministrado o Ensino Fundamental I e II.

As seções do material integram as diferentes disciplinas, de acordo com recomendação do Ministério da Educação.

A Estrutura do Material

O conjunto do material para as três séries do Ensino Médio está distribuído em 11 apostilas teóricas, bimestrais, contemplando as disciplinas: Matemática (Álgebra, Trigonometria e Geometria), Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), História (Geral e do Brasil), Geografia (Geral e do Brasil), Sociologia, Filosofia (opcional), História da Arte (opcional) e Espanhol (opcional).

Sociologia e Filosofia

O material didático de Filosofia e Sociologia do Sistema CPV utiliza metodologias variadas para introduzir os conceitos de ambas as disciplinas na vida prática dos alunos para que, à medida que se tornem capazes de questionar de forma adequada, criticar de forma coerente e agir de modo mais consciente, estejam também preparados para serem verdadeiros cidadãos.

Os temas selecionados para abordagem da Sociologia enquanto Ciência são os tradicionalmente considerados estruturantes da vida em sociedade: o trabalho e a cultura, a partir dos quais é possível chegar a uma série de outros temas importantes, facilitando a apresentação de noções de direitos sociais e desigualdades, identidade nacional, indústria cultural, globalização e outros.
Para atender aos vestibulares que contemplam esse componente curricular, o material traz questões de alguns exames.

O ensino da Filosofia atende à necessidade de orientarmos a educação dos jovens para que adquiram uma postura crítica, madura e responsável perante a vida, o mercado de trabalho e a sociedade em geral.

O contato mais próximo com as ideias dos grandes pensadores da história, com a evolução do pensamento filosófico e crítico e com as diferentes reflexões acerca dos temas de cunho filosófico, tais como a Liberdade, a Justiça, o Poder, a Democracia, a Política, o Preconceito, a Ética, conferem aos alunos uma percepção mais apurada da realidade à sua volta e, consequentemente, das possibilidades de intervenção nessa realidade.

História da Arte

Concebido para motivar as criações dos jovens em sala de aula, o material visa também desenvolver nos alunos três posturas importantes: a do apreciador, a do artista e a do pesquisador. Partindo do pressuposto de que a compreensão da Arte exige não somente o conhecimento histórico dos movimentos artísticos, mas também a reflexão sobre a influência dos movimentos sociais sobre eles, criamos um material que visa favorecer o entendimento da arte não só como um fazer estético, que envolve as técnicas de produção, mas também como resultado das interações sociais e culturais.

Espanhol

Atualmente, a Língua Espanhola é falada em 21 países e, de acordo com o censo da UNESCO, mais de 400 milhões de pessoas comunicam-se em Espanhol.

O Brasil, o único país de Língua Portuguesa a fazer parte de um continente em que predominam os hispânicos, tem o dever estratégico de fortalecer o ensino da Língua Espanhola, extremamente relevante para facilitar o fortalecimento das relações internacionais com o resto do continente.

Como o Brasil é um país multicultural, a Coleção de Língua Espanhola do Sistema CPV para o Ensino Médio foi construída e desenvolvida em função dessa realidade, de que uma sociedade se constrói com diversidade cultural e respeito às particularidades de cada povo.

Trabalhando os conteúdos gramaticais associados a contextos temáticos, a abordagem é feita por meio de textos, muitas imagens, sugestões de livros e filmes que, ao longo dos três anos, apresentam aspectos da cultura da Espanha, América Central e América do Sul.

16_d_Ens_medio_espanhol